RSS
 

Seminário revela o Poder de Transformação da Literatura

Publicação: 07/03/12 | 11H03 - Última Atualização: 07/03/12 | 11H03

O evento pretende mostrar os benefícios da leitura, com os escritores Carlos Ribeiro, Mayrant Gallo, Morgana Gazel e Domingos Ailton

Depois de realizar a mesa-redonda Biografias e Perfis no mês de janeiro, com escritores da Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, agora, a União Brasileira de Escritores – UBE/BA, aposta suas cartas no seminário O Poder de Transformação da Literatura, que será realizado no próximo sábado, dia 10 de março, às 18h, na Livraria Cultura (Teatro Eva Herz), do Salvador Shopping. O objetivo desse novo evento é mostrar os benefícios que a leitura, principalmente de romances, poemas e contos, podem proporcionar; por exemplo, desenvolvimento emocional e cognitivo e conscientização da cidadania. Após a primeira edição deste seminário, a UBE pretende realizá-lo em outros lugares, tais como escolas, faculdades, bibliotecas, centros culturais e feiras literárias.

Cada conferencista apresentará o tema proposto sob um aspecto: o escritor Carlos Ribeiro o abordará em “Pontos de mutação: três leituras revolucionárias”; Domingos Ailton, em “A leitura como forma de transformação social”; Mayrant Gallo, em “Literatura, leitura e transformação” e, por fim, Morgana Gazel, em “Literatura e subjetividade”. Eles prometem desvendar o universo mágico, presente no ato de ler. Ao final, os autores autografarão obras de sua autoria, lançadas recentemente, como o Enseada do Segredo, de Morgana Gazel, Três infâncias, de Mayrant Gallo, Anésia Cauaçu, de Domingos Ailton e À LUZ DAS NARRATIVAS: Escritos sobre obras e autores, de Carlos Ribeiro.

Carlos Souza, o coordenador da UBE/BA, apontou alguns fatores que contribuem para a falta de interesse pela leitura: a educação escolar de baixa qualidade; a cultura do tudo já, que se instalou após o avanço tecnológico que trouxe consigo cinema, televisão e internet; além desses, o desconhecimento dos benefícios que a leitura pode trazer ao indivíduo. “Conhecemos muito bem o desprezo com que a sociedade contemporânea trata o livro e a leitura, sobretudo em regiões de menor poder aquisitivo. Diante dessa triste realidade, a UBE/BA coloca-se como agente, na formação de leitores conscientes da importância da leitura, como um caminho para a transformação interior e social”, afirma o coordenador.

Na visão da psicóloga e escritora Morgana Gazel, o uso da literatura serve como instrumento de mudança interior. “Ler romances que encenam a real vivência humana, ainda que inserida em histórias fictícias ou mesmo fantásticas, produz efeitos benéficos em nossas mentes. Leia-os e, se causarem forte emoção, leia-os até a emoção extinguir-se. Você estará curando algo dentro de si”, diz a psicóloga.

Tópicos das discussões – Em Literatura e subjetividade, Morgana Gazel falará dos prováveis efeitos da leitura de romances na psique humana, baseando-se em estudos acerca dos contos de fadas e populares e em sua experiência pessoal e profissional.

O jornalista e doutor em literatura, Carlos Ribeiro, antecipa que abordará a questão por uma ótica pessoal, destacando três autores cujas obras tiveram grande impacto em sua visão de mundo. “As obras desses autores, cujos nomes não pretendo adiantar, tornaram-se paradigmas do comportamento humano, tanto do ponto de vista social, como político e psicológico, recriando o modo como nós, mesmo os que não leem literatura, interpretamos o mundo  e a nós próprios”. Ribeiro destaca ainda que a literatura pode libertar o homem. “A meu ver, a “desliterarização” do mundo é uma das formas mais eficientes e perversas de domínio da sociedade consumista e globalitária, para usarmos uma expressão do geógrafo Milton Santos”, diz.

Palestrantes – Carlos Ribeiro nasceu em Salvador – BA. Jornalista, ficcionista e doutor em literatura pela Universidade Federal da Bahia, é autor dos livros Já vai Longe o Tempo das Baleias, O Homem e o Labirinto, O Chamado da Noite, O Visitante Noturno, Caçador de Ventos e Melancolias: um estudo da lírica nas crônicas de Rubem Braga, Abismo, Lunaris, À luz das narrativas: escritos sobre obras e autores e Contos de sexta-feira. É membro da Academia de Letras da Bahia, editor da revista acadêmica Recôncavos e professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB/Cachoeira.

Domingos Ailton – Licenciado em Letras, especialista em Literatura e Ensino da Literatura pela UESB e mestre em Memória Social em Documento da Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO. Jornalista, editor da Revista Cotoxó, diretor regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia – SINJORBA e associado da União Brasileira de Escritores – UBE.

Mayrant Gallo – Nasceu em 1962, é escritor e professor. Publicou Nem mesmo os passarinhos tristes (2010); Recordações de andar exausto (2005); Recordações de andar exausto (2005); O inédito de Kafka (2003) e Dia sim e sempre (2000).  Durante cinco anos foi colaborador dominical do Correio da Bahia, publicando crônicas, contos e ensaios. É mestre em Teoria da Literatura, disciplina que ministrou por quatro anos na Universidade Estadual de Feira de Santana / UEFS. Em 2010, ganhou o edital de criação literária do MinC para elaboração de um romance. Atualmente atua como diretor da Diretoria do Livro e da Leitura, da Fundação Pedro Calmon.

Morgana Gazel – É psicóloga e escritora. Após vários anos de prática como psicóloga, percebendo que era a literatura que verdadeiramente a atraía, começou a se dedicar diligentemente à escrita de romances e, em horas vagas, de poemas e contos. Em seus textos retrata os dramas humanos considerando a subjetividade inserida no meio familiar, social e cultural.  Publicou o romance, Enseada do Segredo, em 2008 e, pela segunda vez, em dezembro de 2010, acabou de escrever o segundo, Liberdade Negada, e o livro de poesias Quando a Alma Fala, Faz Poesia. Até agora, participa de dezessete antologias, com contos ou poemas. É membro da REBRA – Rede de Escritoras Brasileira, da Academia de Cultura da Bahia e da UBE – União Brasileira de Escritores.

Serviço:

O que: Seminário O Poder de Transformação da Literatura
Onde: Livraria Cultura do Salvador Shopping – Av. Tancredo Neves, 2915 – Caminho das Árvores. Fone: 71 3505- 9050
Quando: Dia 10 de março (sábado), às 18h.
Entrada: Gratuita
Informações: (71) 8122-7231 / 8146-0940 E-mail: ube.bahia@gmail.com

Compartilhar:
  • Print
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • email
  • FriendFeed
  • LinkedIn
  • Live
  • MySpace
  • Netvibes
  • PDF
  • Twitter

Notícias Recentes

  • Nenhuma notícia até o momento

+ todas as notícias

 
 

 
 
 
Unidades
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro
CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia.
(71) 3103-3400

Secretaria de Cultura - Governo da Bahia