RSS
 

Teixeira de Freitas recebe Salões de Artes Visuais da Bahia 2013

Publicação: 09/08/13 | 10H08 - Última Atualização: 19/08/13 | 09H08

As obras de 20 artistas estarão expostas no Centro de Cultura do Município

A cidade de Teixeira de Freitas é a próxima etapa dos Salões de Artes Visuais da Bahia 2013, com abertura oficial da exposição dos trabalhos de 20 artistas selecionados no dia 16 de agosto, sexta-feira, no Centro de Cultura de Teixeira de Freitas (Rua Prudente de Moraes, 147, Centro), às 19 horas. O evento,promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), conta com a parceria da Prefeitura  Municipal de Teixeira de Freitas, e a sua realização atende a uma demanda da Conferência de Cultura da Bahia, quando, em sua quarta edição, em 2011, teve esta solicitação feita pela sociedade civil representante do Território de Identidade do Extremo Sul. Além de representantes do próprio município, o Salão terá a participação de artistas de Salvador, Amargosa, Arraial d’Ajuda e Porto Seguro, apresentando criações em diversas técnicas.

Salão será aberto ao público no dia 17 de agosto, sábado, podendo ser visitado gratuitamente até 29 de setembro, de segunda a domingo, das 9 às 12 e das 14 às 21 horas. No dia da abertura (16), três obras entre as expostas serão premiadas com R$ 7 mil cada uma, escolhidas por um júri profissional. Também haverá premiações simbólicas: menções especiais e o Prêmio do Público, este concedido através do voto dos visitantes. Em setembro, também acontecerão oficinas artísticas gratuitas em formato inédito: agora, elas serão realizadas como Educação a Distância (EAD), permitindo que pessoas de toda a Bahia possam participar da atividade.

Em 2013, os Salões de Artes Visuais da Bahia completam 21 anos e, pela primeira vez na história do projeto, serão realizadas cinco edições do evento em cinco cidades-sede, cada uma pertencente a um Macroterritório de Identidade do estado: além de Feira de Santana (o evento foi inaugurado no último dia 26 de julho) e Teixeira de Freitas, osSalões acontecem em Lençóis, de 4 de outubro a 17 de novembro; Barreiras, de 25 de outubro a 8 de dezembro; e Vitória da Conquista, de 8 de novembro a 15 de dezembro. Todas as edições terão prêmios semelhantes em dinheiro, configurando a maior premiação do gênero no estado. Esta edição 2013 teve um recorde de inscritos: das 463 propostas apresentadas, os Salões vão expor um total de 109 obras selecionadas através de edital público, realizadas por 78 diferentes artistas.

Múltipla e contemporânea – Apresentar a diversidade da produção baiana em artes visuais, divulgar o trabalho dos artistas e estimular a reflexão sobre temas atuais da área são os objetivos dos Salões de Artes Visuais da Bahia, consolidados como um dos principais meios de incentivo à criação e difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do interior do estado. Ao mesmo tempo, tal iniciativa se insere no planejamento das políticas públicas descentralizadas para as artes do Governo Estadual, promovendo um amplo diálogo entre o poder público e a sociedade civil. O projeto, lançado em 1992, antes chamado Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia, com o novo nome – Salões de Artes Visuais da Bahia –, assume sua representação múltipla e contemporânea, que extrapola referências e características regionais.

Exposição no MAM-BA – Os Salões – que são promovidos por meio de edital público de seleção e contam com comissões que incluem um profissional renomado de fora do estado – mobilizam todos os anos centenas de artistas de cidades distintas, com propostas de livre temática, abrangendo as mais diversas modalidades das Artes Visuais: arte e tecnologia, assemblage (colagens com objetos e materiais tridimensionais), cerâmica, colagem, desenho, design gráfico (ilustração, humor gráfico e quadrinhos), escultura, fotografia, grafite, gravura, instalação, intervenção urbana, objeto, performance, pintura, tapeçaria e videoarte. As obras premiadas este ano farão parte do Catálogo dos Salões de Artes Visuais da Bahia, publicação bianual de registro e divulgação. As três edições já lançadas do Catálogo (2007/2008, 2009/2010 e 2011/2012), além de suas versões impressas, estão disponíveis para download no site da FUNCEB (www.fundacaocultural.ba.gov.br).

Também os artistas premiados em 2013 mostrarão seus trabalhos em uma edição especial em 2014, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), no Solar do Unhão, em Salvador. Inclusive, o público pode visitar, até o dia 1º de setembro, no MAM-BA, a exposição Esquizópolis, reunindo os 17 premiados e menções especiais dos Salões de Artes Visuais que aconteceram no ano passado.



ARTISTAS E OBRAS PARTICIPANTES DOS SALÕES DE ARTES VISUAIS


DE  TEIXEIRA DE FREITAS:


Ana Carolina Frinhani Fuller, com a obra “Experiment´s” (videoarte); Arthur Scovino, “Pronto para Outra” (instalação com 5 fotografias); Caetano Travassos, Sem Título (instalação); Cecília Tamplenizza,“A Roda dos Enjeitados” (fotografia); Clara Domingas, “Feels Like Homie” (instalação);Devarnier Hembadoom Apoema, “Caixa de socorro para hipocondríacos compulsivos” (objeto); Erivan Morais, “Coágulos” (fotografia); Fábio Duarte, “Salvador” (instalação de fotografia); Gilberto Bahia, “Filosofia de Bicicleta“ (acrílica s/tela); Ingrid, “Paz na Terra”(colagem digital em tela canvas); Nilson Moura, “Des-Conexões Antrópicas – 16” (fotografia); João Oliveira, “Porque as Fêmeas conhecem tudo da dor” (gravura em metal – tríptico), Johannes, Objetos – sem título” (instalação), Lita Santana, “Rasgue meu corpo obsoleto” (instalação); Santil, “Bicho Homem” (desenho nanquim sobre papel); Mayra Lins, “Tempo Solto do tempo, matéria de suspensão” (fotografia digital),Osvaldo Carleone, “Requiescat in Pace” (videoarte); Ramon Rá, “Procurando Lêndea” (materiais pentes e tela- assemblage); Tiago Sant’ana, “Como explicar Rousseau, a origem da propriedade privada e o homem em estado de natureza para 20 quilos de peixe fresco” (instalação), Viviane Viriato, Sem Título (fotografia).


Salões de Artes Visuais da Bahia 2013


Edição Feira de Santana


Exposição com 26 obras

Onde: Centro de Cultura Amélio Amorim (Av. Presidente Dutra, 2.222, Capuchinhos)

Abertura: 26 de julho (sexta-feira), às 19 horas

Visitação: 27 de julho a 8 de setembro, segunda a domingo, das 10 às 20 horas



Edição Teixeira de Freitas


Exposição com 20 obras

Onde: Centro de Cultura de Teixeira de Freitas (Rua Prudente de Moraes, 147, Centro)

Abertura: 16 de agosto (sexta-feira), às 19 horas

Visitação: 17 de agosto a 29 de setembro, segunda a domingo, das 9 às 12 e das 14 às 21 horas

Compartilhar:
  • Print
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • email
  • FriendFeed
  • LinkedIn
  • Live
  • MySpace
  • Netvibes
  • PDF
  • Twitter

Notícias Recentes

  • Nenhuma notícia até o momento

+ todas as notícias

 
 

 
 
 
Unidades
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro
CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia.
(71) 3103-3400

Secretaria de Cultura - Governo da Bahia