Solar Boa Vista divulga programação da Semana de Combate à Homofobia

Publicação: 08/05/15 | 16H05 - Última Atualização: 18/05/15 | 11H05

Em sua 3ª edição, a Semana Solar de Combate à Homofobia integra o mês em que é celebrada a Diversidade, com realização de diálogos temáticos, workshops, performances, exibição de filmes, entre outras atividades

Como parte da programação do Mês da Diversidade #OcupeSeuEspaço – ação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através da Diretoria de Espaços Culturais (DEC) -, o Cine Teatro Solar Boa Vista realiza a 3ª edição da  Semana Solar de Combate à Homofobia, entre os dias 12 e 16 de maio, no Parque Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas. O projeto é uma iniciativa do Solar Boa Vista –  um dos 17 espaços culturais da SecultBA – e conta com a parceria da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS) e do Coletivo Kiu!.

A Semana SOLAR de Combate à Homofobia tem como mote o 17 de maio, dia Internacional de Combate à Homofobia. Assim, programação realizada será composta por atividades que provoquem a reflexão e discussão sobre homofobia, lesbofobia, transfobia, além da diversidade sexual.

Para a coordenadora do Cine Teatro Solar Boa Vista, Simone Braz, o evento reforça e legitima espaços de discussão e reflexão acerca dos diversos tipos de preconceito. “O evento visa discutir e construir políticas públicas em prol dos direitos humanos, se considerarmos os inúmeros casos de violência contra as pessoas LGBTT’s – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais”, explica.

Iniciando a programação, o Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV), através do projeto CPCV Especial, exibe no dia 12, a partir das 19h30, o documentário “Atrás dos Olhos”, dirigido por Fábio Fernandes e André Araújo, que participam de um bate-papo após a sessão. A entrada é gratuita e o filme tem classificação de 12 anos.

Já no dia 14 de maio, o Solar realiza uma roda de conversa com a temática “Lesbianidades e Negritudes”, trazendo vivências de mulheres lésbicas e negras e as implicações na produção de discursos e lugares sociais, ao mesmo tempo em que estes podem resultar em tensões e preconceitos.

No último dia da programação especial, 16, acontece o Minicircuito dos Direitos Humanos pela Diversidade, das 13h às 23h. O evento é uma parceria do Núcleo de Políticas para LGBTT’s (SJDHDS) com o Solar Boa Vista. “Essa parceria tem sido muito importante para nós, pois pensamos o evento como uma tentativa de voltar o olhar do público para a arte, dialogando com as demandas LGBTT para, depois desse momento, buscar construir políticas públicas cada vez mais sólidas junto com o Estado”, conta o coordenador do Núcleo, Vinicius Alves.

O Minicircuito contará ainda com rodas de diálogos temáticos, que discutirão questões de gênero, sexualidade, políticas públicas LGBTT; workshops de maquiagem Drag Queen e King; intervenção visual com o Grafitti pela Diversidade, apresentado pelo Ateliê Aberto, com Luiz Pablo e Chermie Ferreira; e a performance “Bicha também Pixa”, com Misael Franco; além de uma Feira dos Direitos Humanos, com stands de serviços voltados para o público LGBTT, exposição de artesanato, moda, artes visuais, gastronomia, com a equipe da Cafofeira. Na área externa do Solar acontece o Baba no Brejo, partida de futebol entre times femininos, e o Isoporzão da Sapatão, ação de socialização de mulheres lésbicas, bissexuais e trans, realizado pelo Coletivo Kiu!.

Fechando a programação, será realizada a abertura oficial do Maio da Diversidade, projeto da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, que acontece no mesmo dia 16, a partir das 18h30, com entrada gratuita e conta também com a apresentação do Cabaret Lacração. Confira a programação completa no blog do SOLAR.

Espaços Culturais da SecultBA A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria deEspaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador –  Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações sobre os espaços, acesse o site dos Espaços e o site da SecultBA.

Mês da Diversidade #OcupeSeuEspaço – No mês em que se comemora o Dia de Combate à Homofobia – 17 de maio – a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Diretoria de Espaços Culturais, lança a campanha Mês da Diversidade #OcupeSeuEspaço, que  tem como objetivo divulgar todas as ações de seus Espaços Culturais que trabalhem com a temática da diversidade.

Serviço

O quê: Semana do Solar de Combate à Homofobia + Minicircuito dos Direitos Humanos pela Diversidade

Local: Cine Teatro Solar Boa Vista, localizado no Parque Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas

Quando: 12 a 16 de Maio

Quanto: Gratuito

Realização: Cine Teatro Solar Boa Vista; Diretoria de Espaços Culturais; Secretaria de Cultura do Estado da Bahia; Núcleo de Políticas para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT); Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia.

Contatos: 71 3116 2000 | E-mail: comunicacao.solar@gmail.com

Saiba mais!

• del.icio.us
  • FriendFeed
  • Live
  • MySpace
  • Netvibes

• Nenhuma notícia até o momento

+ todas as notícias

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro
CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia.

Secretaria de Cultura - Governo da Bahia