Itacaré sediará seu II Festival da Cultura Quilombola

Publicação: 13/07/15 | 10H07 - Última Atualização: 20/07/15 | 12H07

Entre os dias 16 e 19 de julho, Itacaré será sede do II Festival da Cultura Quilombola. O evento faz parte das diversas ações realizadas no município com o objetivo de revitalizar uma cultura que vem se desfazendo ao longo dos anos, cujas iniciativas buscam despertar nas comunidades quilombolas as danças e costumes perdidos, além de fortalecê-las e mostrar a sua importância na cultura local.

A programação, que acontecerá no Porto de Trás, na Praça São Miguel e no Clube Pirajá, inclui discussões políticas, encontro de Lideranças Quilombolas de Itacaré, Concurso de Beleza Quilombola, Feira da Economia Solidária Quilombola, lançamento de um Documentário feito pela UESC, lançamento de camisas e CDs, oficinas de dança, exposição fotográfica, shows, palestras, roteiros turísticos, entre outras atrações.

A diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), unidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana, participará de uma mesa de discussão sobre as políticas para cultura quilombola, dando continuidade a uma série de articulações iniciada em maio deste ano pelo CCPI com as comunidades de Itacaré.

Itacaré possui hoje sete Comunidades remanescentes de quilombolas: Quilombo do Fojo, Quilombo João Rodrigues, Santo Amaro, Oitizeiro, Água Vermelha e Serra de Água que são rurais e Comunidade de Porto de Trás que é um Quilombo urbano. Entre as muitas identidades culturais estão as danças, algumas já bem conhecidas por estarem inseridas em muitos cortejos pela cidade, que ocorrem em datas comemorativas, entre elas, Capoeira Angola, Dança afro-brasileira, Samba de Roda, Bicho Caçador, Volta da Jiboia e Cirandas de roda.

O evento será realizado pelo Conselho Quilombola de Itacaré e Prefeitura Municipal, contando com apoios das Secretarias de Cultura, Turismo e Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado da Bahia, além da UESC; Ceplac; Cesol.

• del.icio.us
  • FriendFeed
  • Live
  • MySpace
  • Netvibes

• Nenhuma notícia até o momento

+ todas as notícias

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro
CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia.

Secretaria de Cultura - Governo da Bahia