RSS
 

Solar Boa Vista divulga programação da 2ª edição da Semana da Mulher Negra

Publicação: 14/07/15 | 10H07 - Última Atualização: 27/07/15 | 11H07

Como parte do Julho+SOLAR, entre os dias 19 e 25 de julho, serão realizadas feiras, workshops, rodas de conversa, shows e exibições de documentários para a mulher negra

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha – 25 de julho – o Cine Teatro Solar Boa Vista, um dos 17 espaços culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), realiza a 2ª Edição da Semana da Mulher Negra, entre os dias 19 e 25. Este ano, o cabelo crespo e cacheado será a temática principal do encontro que contará com uma série de ações voltadas para a mulher negra, como feiras, workshops, rodas de conversa, shows e exibições de documentários. A Semana é uma das atividades do Julho+SOLAR, projeto que reúne intensa programação no mês de julho, no espaço cultural que este ano celebra 31 anos de existência. A entrada é gratuita ou a preço popular.

“Propor atividades que enalteçam e empoderem as mulheres negras é ir contra um discurso de machismo e racismo existente em nossa sociedade. É dar voz a quem precisa ser ouvido e potencializar reflexões, críticas e produção artística nesse sentido”, explica a coordenadora do espaço, Simone Braz.

No primeiro dia de programação será realizado o Encontro de Crespas e Cacheadas, organizado pelos grupos Crespas e Cacheadas da Bahia, Cacheadas e Poderosas SSA e Crespas e Cacheadas SSA. A atividade promoverá palestras com dicas e cuidados para cabelos crespos e cacheados, workshops, demonstração de produtos e penteados. No mesmo dia será exibido o documentário Clementina de Jesus: Rainha Quelé, dirigido por Werenton Kermes, faz uma homenagem à cantora Clementina de Jesus, usando depoimentos e material de arquivo coletados ao longo de mais de dez anos para contar a história da cantora negra e a  sua voz única.

Dando continuidade à programação no dia 21 de julho, às 19h30, será exibido o documentário 25 de julho – Feminismo Negro Contado em Primeira Pessoa, dirigido por Avelino Regicida. O filme aborda a importância do Dia da Mulher Afro-Latino-Americana, a partir de entrevistas feitas com mulheres negras em São Paulo. Após a apresentação do documentário haverá um bate-papo sobre o documentário com a participação da coordenadora executiva do Instituto Odara – Instituto da Mulher Negra, Valdecir Nascimento, e com a representante do Coletivo Nacional de Juventude Enegrecer, Samira Soares.

Nos dias 22 e 23 de julho, será realizada a oficina de Mediação de Contos Étnicos com o GrupUsina de Teatro, ministrada pela atriz, diretora teatral, escritora e mediadora de leitura, Ana Paula Carneiro. De acordo com a facilitadora, o intuito será trazer para os jovens livros que retratam a mulher negra na literatura, buscando a valorização da identidade dos participantes. As oficinas serão destinadas a estudantes de escolas públicas, com horários pela manhã e tarde, com entrada gratuita.

Encerrando a Semana, no dia 25, a partir das 19h, a cantora e musicista Emilie Lapa apresenta o show Ilá – Um canto ancestral, com a proposta de trazer para os palcos o grito das mulheres negras contra todos os tipos de preconceitos e a favor da identidade feminina. A cantora trará um repertório de canções autorais, além de releituras de músicas e poesias com influências afro-brasileiras. Neste dia, a entrada custará R$ 10 e R$ 5.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.

2ª Edição da Semana da Mulher Negra

Quando: de 19 a 25 de julho de 2015

Endereço: Cine Teatro Solar Boa Vista (Parque Solar Boa Vista, s/nº, Engenho Velho de Brotas).

Telefone: (71) 3116 2000

Mais informações:

E-mail: comunicacao.solar@gmail.com

Blog

Compartilhar:
  • Print
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • email
  • FriendFeed
  • LinkedIn
  • Live
  • MySpace
  • Netvibes
  • PDF
  • Twitter

Notícias Recentes

  • Nenhuma notícia até o momento

+ todas as notícias

 
 

 
 
 
Unidades
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro
CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia.
(71) 3103-3400

Secretaria de Cultura - Governo da Bahia