Saubara se prepara para receber 3ª edição do Encontro de Cheganças da Bahia em agosto

Publicação: 22/07/15 | 12H07 - Última Atualização: 07/08/15 | 17H08

II Encontro de Cheganças da Bahia/ Acervo Institucional

A Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira movimenta Saubara – localizada no recôncavo baiano a 110 km de Salvador -, com os preparativos para realizar a terceira edição do Encontro de Cheganças da Bahia, que acontecerá nos dias 7 e  8  de agosto. Na programação do evento estão debates, desfile de dez grupos entre locais e convidados das cidades de Saubara, Jacobina, Cairu, Camaçari, Taperoá, Remanso pelas ruas da cidade, além de apresentações palco principal. O projeto tem patrocínio do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e também foi premiado no Edital de Concurso Publico nº 01/2014 – Prêmio de Culturas Afro-Brasileiras”, realizado pela Fundação Cultural Palmares e Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

O Encontro de Cheganças da Bahia é um dos mais importantes espaços para o fortalecimento da cultura popular na Bahia. “São  mais de duas dezenas de grupos espalhados em todo Estado. Com esse movimento, busca-se incentivar a permanência da tradição das Cheganças na Bahia”, diz Rosildo Rosário, coordenador geral do evento. Os grupos em suas apresentações, retratam fatos históricos de forma lúdica que transmite para o observador a sensação de estar no mar. Nesse dia Saubara se “enche de canto como se fosse as ondas desse mar imaginário”, explica Rosildo.

Patrimônio Cultural – Em 2013 foi feito pela Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira o pedido de Registro dos grupos como Patrimônio Cultural da Bahia. O processo foi aberto e está em andamento. Encontra-se em fase de estudo e elaboração do dossiê para inscrição no Livro de Registro Especial das Expressões Lúdicas e Artistícas.

A Chegança ou Marujada é considerada uma “dança dramática”. Essa expressão foi popularizada por Mário de Andrade e é o nome genérico com que os folcloristas brasileiros designam os  grandes bailados populares que se baseiam num assunto e tem na sua maioria, partes faladas e representadas, como é o caso das Cheganças e Marujadas.

Grande número das nossas danças-dramáticas dividem-se estruturalmente em duas partes bem definidas: um cortejo coreográfico, com que o grupo representador se locomove pelas ruas, ao som de cantos vários habitualmente chamados de cantigas e uma parte dramática, entremeando elementos falados, danças e cantos, geralmente chamada de embaixadas. Entre as peças do cortejo, ou não-dramáticas, figuram tradicionalmente louvações, despedidas e cantos de marcha. Os bailarinos-atores são dirigidos por um chefe, quase sempre denominado Mestre que além de orientar o conjunto, representa, na maioria dos casos, um dos principais papéis. (Alvarenga 1955 p9).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

DIA HORA ATIVIDADE LOCAL
07/8 19h Roda de Conversa Os mestres Cheganceiros da Bahia. Exibição documentário Cheganças de Mouros, Bahia singular e Plural. Sede da Chegança. Rua Boca da Mata, s/n. Saubara-Ba
08/8 9h Roda de Conversa: os mestres das Cheganças e o Estado “Cheganças/ Marujadas Patrimônio Cultural da Bahia Sede da Chegança. Rua Boca da Mata, s/n. Saubara-Ba
08/8 15h Desfile dos Grupos pelas ruas da cidade Ruas da cidade até o  Largo da Amendoeira
08/8 16h Apresentação palco principal Rua da Amendoeira, Ponto de embarque

SERVIÇO:

O quê: III Encontro de Chegança da Bahia

Quando: 7/8 (19h) e 8/8 de 2015 (9h às 21h)

Onde: Saubara- Bahia

Custo: Gratuito

Mais informações: Site Marujada de Saubara

Contatos: chefrabra@gmail.com

Coordenação: Rosildo Rosário 75 8162

​ ​0604/9119​ ​5426

• del.icio.us
  • FriendFeed
  • Live
  • MySpace
  • Netvibes

• Nenhuma notícia até o momento

+ todas as notícias

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro
CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia.

Secretaria de Cultura - Governo da Bahia