Governo irá destinar R$ 140 mil para obras de salvaguarda em terreiros de candomblé de Cachoeira e São Félix

Publicação: 16/10/15 | 17H10 - Última Atualização: 16/10/15 | 17H10

Anúncio foi feito durante lançamento de livro sobre terreiros de candomblé nesta sexta-feira (16) na Flica. Programação contou com anúncio do Mapa da Palavra

Foto: Rosilda Cruz

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), irá investir R$ 140 mil em obras emergenciais de salvaguarda em dez terreiros de candomblé de Cachoeira e São Félix. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (16), às 14h, na Flica, durante o lançamento do livro ‘Terreiros de Candomblé de Cachoeira e São Félix’. A publicação é uma adaptação do ‘Dossiê de Registro Especial’ que o IPAC elaborou para a proteção oficial desses terreiros localizados no recôncavo. A programação contou, ainda, com o anúncio do Mapa da Palavra.BA, projeto de mapeamento que vai incentivar e dar mais visibilidade à Literatura do estado.

“Como diz a música Milagres do Povo, de Caetano Veloso, o grande vencedor se ergue além da dor. E os vencedores somos nós, marcados para perder nossa identidade e esquecer nossa memória. Mas tudo isso ficou registrado na beleza e na força dos candomblés. Essa proposta de salvaguarda não é apenas para preservar e proteger essas casas, mas para garantir que essa cultura continue atravessando séculos e séculos nos alimentando e nos inspirando. Na condição de Governo do Estado, queremos garantir que o grande vencedor continue se erguendo além de qualquer obstáculo”, afirmou o secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal.

Os terreiros foram escolhidos por sua atuação e modo de fazer, particular e diferenciado, considerando o território de identidade do recôncavo. “Esse investimento será destinado a obras de salvaguarda emergenciais, como reformas de telhado, pintura e instalações elétricas”, afirma o diretor do IPAC, João Carlos Cruz de Oliveira no lançamento do livro, que contou com representantes das dez casas de matriz africana.

Mapa da Palavra – Mais cedo, às 10h, na abertura da mesa ‘Versos Diversos’, com as autoras baianas Clarissa Macedo e Rita Santana, foi lançado o Mapa da Palavra.BA. O objetivo do projeto – desenvolvido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da SecultBA – é identificar artistas da palavra nos 27 territórios de identidade da Bahia e ajudar a divulgar suas produções. “O Mapa surgiu a partir de discussões nas Conferências de Cultura e no Colegiado de Literatura, que mostraram a necessidade de conhecer melhor os artistas da palavra e sua realidade para, a partir daí, desenvolver políticas públicas e a cadeia produtiva”, explica a diretora da Funceb, Fernanda Tourinho. Escritores, cordelistas, cronistas, poetas e demais artistas da palavra podem participar do mapeamento até março de 2016, pelo site Mapa da Palavra. Após a fase inicial, o projeto prevê o lançamento de uma plataforma virtual.

Fabrincando – O lançamento do livro ‘Fabrincando’, de Tamires Lima, com oficina de produção de brinquedos da autora, foi um dos destaques do Espaço Educar para Transformar nesta sexta-feira. Foram lançados também os romances ‘Antônio Burokô’, de Domingos Ailton, e ‘Caixa de Sombras’, de Luiz Afonso Costa, além da Revista Bahia com História – 2 ª Edição. As atividades da SecultBA incluíram também oficinas, sarau de poesia, contação de histórias para crianças e a troca de livros da Campanha Leia e Passe Adiante. O público conferiu, ainda, um encontro com os poetas Wesley Correia e Ana Maria Gonçalves, que discutiram o tema Poéticas e Africanidades.

>> Programação SecultBA na Flica

Sobre a Flica – Nesta edição, o Governo do Estado ampliou sua atuação na Flica, com a participação articulada de diferentes secretarias e órgãos para o desenvolvimento de atividades relacionadas às áreas de educação, cultura e turismo. A maior parte da programação vai acontecer no Espaço Educar para Transformar, localizado em frente à Câmara Municipal de Cachoeira. Lá, o público poderá conferir lançamento de livros, exposições, contação de histórias e saraus, entre outros eventos. O governo também é um dos responsáveis pela viabilização da festa, através do programa de incentivos fiscais Fazcultura, uma parceria das secretarias estaduais de Cultura e da Fazenda.Oeventoconta, ainda, com patrocínio da Coelba e da Oi e apoio cultural da Oi Futuro, da Prefeitura Municipal de Cachoeira, do Sebrae, da Odebrecht e da Caixa.

FAZCULTURA Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia – FCBA, CrediFácil Bahia (em parceria com a Desenbahia) além das linhas especiais de apoio, como os Pontos de Cultura e o Carnaval Ouro Negro. O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

Programação da SecultBA na Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica

Quando: 14 a 18 de outubro de 2015

Onde: Município de Cachoeira, a 110 km de Salvador

• del.icio.us
  • FriendFeed
  • Live
  • MySpace
  • Netvibes

• Nenhuma notícia até o momento

+ todas as notícias

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro
CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia.

Secretaria de Cultura - Governo da Bahia