RSS
 

SecultBA participa da 3ª Feira Universitária do Livro da UESC

Publicação: 27/10/15 | 11H10 - Última Atualização: 27/10/15 | 11H10

Durante a abertura do evento nesta segunda-feira (26), o secretário Jorge Portugal e o diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo, anunciam ações para o evento e assinam o Convênio de Cooperação Técnica entre a Fundação e a UESC.

Foto: Rosilda Cruz

Foto: Rosilda Cruz

Em uma noite de celebração do livro e do hábito da leitura, foi aberta nesta segunda-feira (26) a 3ª Feira Universitária do Livro, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus. O evento acontece até o dia 29 e conta com a participação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através da Fundação Pedro Calmon (FPC). Na ocasião, foi assinado o Convênio de Cooperação Técnica entre a Fundação e a UESC, além de serem lançados mais de 20 livros pela editora da UESC – a Editus -, e de nomes importantes da literatura realizarem o bate-papo literário Leituras em movimento.

“Tudo aquilo que nós fazemos decorre do livro. Todo evento é um agradecimento àquele que nos traz conhecimento e nos tangencia a sensibilidade. Quanto mais anunciam a morte do livro, mais nós fazemos festa para ele, como vimos na Flica, a Felita e como estamos vendo agora nesta Feira realizada pela UESC”, comemorou o secretário Jorge Portugal.

O diretor ​geral ​ da Fundação Pedro Calmon (FPC), Zulu Araújo, anunciou a missão da campanha Leia e passe adiante, que visa despertar de maneira lúdica o interesse pelo ato de ler, além de buscar compartilhar leituras e livros para estimular a formação de uma rede de leitores, contadores de histórias e doadores de livros. Para isso, a Fundação promove diversas atividades de incentivo à leitura e levou a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, lançando a 2º Edição da Revista digital Bahia com História e disponibilizando seu estande para que o público acesse seu conteúdo.​

A noite seguiu com o bate-papo Leituras em Movimento que reuniu no mesmo palco autores como Ana Maria Gonçalves (Um defeito de cor), Lourival Peligra (A Odisséia de Jorge Amado), e o sociólogo e criador do blog Bons livros para ler, Luiz Guilherme Beaurepaire.  Encerrando o primeiro dia do evento, os autores receberam o público no foyer do auditório para uma noite de autógrafos.

Prometendo uma grade com muitas novidades, o público terá a oportunidade de participar de palestras, oficinas, debates, cursos, exposições e manifestações culturais, além de poder conferir os títulos das maiores editoras universitárias do país com descontos especiais. São publicações de diversas áreas expostas no foyer do auditório e também na Academia de Letras de Ilhéus. Contempla a programação, o I Encontro de Culturas Populares e Identitárias do Litoral Sul da Bahia, a comemoração dos 40 anos da Biblioteca da UESC e o Ciclo de Palestras do Departamento de Letras e Artes.

 

Primeiro dia – “Foi legal, diferente e educativo”, descreve Jana Souza, uma garota de 13 anos, estudante do 7º serie do Colégio Estadual Suzana Hosana, que usou tais adjetivos para definir sua tarde, no primeiro dia da 3º Feira Universitária do Livro da Uesc. O evento vai até a próxima quinta-feira (29) e teve o seu primeiro dia com programação destinada ao público infanto-juvenil. Exposição livro itinerante, brincadeiras e leituras agitaram a tarde do pátio da Universidade Estadual de Santa Cruz.

A Biblioteca Movel da FPC apresentou neste primeiro dia, a peça Contos e Cantigas, um montagem do Teatro Popular de Ilhéus e reuniu cerca de cem estudantes empolgados com as histórias e músicas apresentadas. A linda história de uma princesa que queria distribuir músicas e livros em seu reino encantou público presente, formado em sua maioria por adolescentes e entre eles, Emile Souza, 13 anos que foi mais longe e se identificou com a personagem principal. “Foi lindo ver a alegria e vontade de ler da princesa. Sou bem parecida com ela. Melhor ainda é ter idéias de como convencer outras pessoas a gostarem também”, comentou a estudante. A peça será apresentada amanhã, às 10h e 15h, na Biblioteca Municipal de Ilhéus.

O evento conta com a parceria do Projeto Teatro e Interculturalidade, TV UESC, Rádio UESC, DLA, Biblioteca da UESC, Câmara Setorial de Literatura da Prefeitura de Ilhéus e PROEX. Tem o apoio institucional da SecultBA/FPC, SEBRAE, TV Santa Cruz e Bahia FM Sul. A programação completa do evento está disponível no blog Feira do Livro UESC.

 

Confira a programação da Campanha Leia e Passe Adiante no evento

 

 TERÇA, 27 DE OUTUBRO (Biblioteca Municipal de Ilhéus)

 

09h       Brincadeiras e Leituras com a equipe da Bibex

10h       Contos e Cantigas – Teatro Popular de Ilhéus

11h       Grafite e suas várias leituras

14h       Brincadeiras e Leituras com a equipe da Bibex

15h       Contos e Cantigas – Teatro Popular de Ilhéus

16h       Palhaços Maktub – Teatro Popular de Ilhéus

 

QUARTA, 28 DE OUTUBRO (UESC)

10h       Contação de Histórias do livro Menino estripulia e a língua que fugiu do circo – Danielle Andrade. Com recurso de tradução em Libras – Isabela Miranda

11h       Arte educação: Projeto Mala Mala Tum – Luciana Simões

14h       Brincadeiras e Leituras com a equipe da Bibex

15h       Contação de Histórias do livro A princesa do Pé de Jabuticaba – Danielle Andrade. Com recurso de tradução em Libras – Isabela Miranda

16h       Sarau de poesias – Fábio Haendel

 

QUINTA, 29 DE OUTUBRO (UESC)

09h       Contação de Histórias do livro viajante para ouvintes e surdos. Araguaci: o pássaro bonito e a História de quando Curumim virou Arapiraca – Danielle Andrade. Com recurso de tradução em Libras – Isabela Miranda

10h       Contos e Cantigas – Teatro Popular de Ilhéus

11h       Arte educação: Projeto Mala Mala Tum – Luciana Simões

14h      Brincadeiras e Leituras com a equipe da Bibex

15h       Arte educação: Projeto Mala Mala Tum – Luciana Simões

16h       Sarau de poesias – Fábio Haendel

 

*Palestras / Rodas de Diálogo

SEGUNDA A QUINTA, 26 a 29 DE OUTUBRO

Biblioteca Móvel

Quem acessa sabe – Espaço da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé *
TERÇA, 27 DE OUTUBRO

18h30    Fórum ‘Fazer literário’ – Roda de diálogos – Políticas públicas livro e leitura, com Zulu Araújo (Diretor-Geral Fundação Pedro Calmon), Conselheiro Pawlo Cidade (Conselho Estadual de Cultura da Bahia), Secretário Paulo Atto (Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus), Profa. Rita Virgínia Argolo (Associação Brasileira de Editoras Universitárias), Prof. Dr. André Rosa (Titular da Câmara de Literatura do Conselho de Cultura de Ilhéus)

Local: Academia de Letras de Ilhéus

 

QUARTA,  28 DE OUTUBRO 

09h  Roda de Diálogo sobre a Campanha Leia e Passe Adiante – A relação da Política de incentivo a leitura do Estado com o município. Com o Diretor Geral da FPC, Sr. Zulú Araújo, Diretor da DLL/FPC, João Vanderlei de Moraes Filho, Secult Ilhéus, secretário Sr. Paulo Atto, Seduc Ilhéus, diretora pedagógica, Sra. Fabiana Leitão Bezerra Santos, Ellen Sena de Brito –  Professora do ensino fundamental I e II, articuladora de projetos de incentivo à leitura; Lourival Pereira Jr. (Poeta Piligra)

Local: Auditório da Torre 5º andar

14h   Outras Leituras: Encontro de quatro poetas que trabalham poemas, poesias, contos e outras formas poéticas Edsoleda Santos (SSA), Rita Santana (SSA e Ilhéus), Antônio Oliveira e Wilson Caitano (Ilhéus e Itabuna)

Local: Auditório da Torre 5º andar

16h   Sessão de autógrafos do Livro Infantil – Série Lendas Africana, de Edsoleda Santos, Editora. Solisluna.

Local: Biblioteca UESC

 

QUINTA,  29 DE OUTUBRO

9h    Palestra – Apresentação das práticas políticas da FPC – Avanços e desafios do Plano Estadual do Livro e da Leitura / PELL/BA. Com João Vanderlei de Moraes Filho, Diretor na Diretoria do Livro e da Leitura/FPC.

Local: a definir

9h  Conversando com a sua história “Leituras do patrimônio histórico e cultural de Sul da Bahia”. Palestrantes: Prof. Arléu Barbosa ( UESC) , Stela Dalva (CEDOC/UESC), Ana Cláudia Cupertino (APB/FPC)

Local: a definir

14h   Fórum ‘Fazer literário’ Roda de diálogo – História e literatura.

Prof. Robson Dantas (UESC) e Luiz Blume (UESC)

Local: Academia de Letras de Ilhéus.

 

Compartilhar:
  • Print
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • email
  • FriendFeed
  • LinkedIn
  • Live
  • MySpace
  • Netvibes
  • PDF
  • Twitter

Notícias Recentes

  • Nenhuma notícia até o momento

+ todas as notícias

 
 

 
 
 
Unidades
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro
CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia.
(71) 3103-3400

Secretaria de Cultura - Governo da Bahia