RSS
 

VIII Lavagem da Biblioteca Pública do Estado celebrará Dia Nacional da Cultura

Publicação: 04/11/15 | 10H11 - Última Atualização: 04/11/15 | 10H11

cardlavagem

Com o lema “Ler é uma viagem, embarque nessa!”, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) – unidade vinculada à Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (FPC/SecultBa) – realizará nesta quinta-feira (5), a VIII Lavagem das suas escadarias, a partir das 15h, celebrando os 45 anos da atual sede, nos Barris, e o Dia Nacional da Cultura. Nesta edição, a Lavagem da Biblioteca contará com a participação do mais belo dos belos, o Ilê Aiyê, primeiro e maior bloco afro do Brasil, que celebra em 2015 seus 42 anos.

Mesclando elementos da baianidade e da cultura popular para enfatizar a importância do livro e incentivar o hábito da leitura, a Lavagem também é conhecida como primeira e única “Lavagem Profano-Literária” do calendário baiano, como esclarece a diretora da unidade. “É a primeira lavagem que reúne o lado religioso-profano do candomblé através da tradição de lavagem de escadarias, que vem dessa religião, com o lado literário, por promover a Biblioteca como um centro de cultura. Por isso chamamos a Lavagem da Biblioteca de ‘Lavagem Profano-Literária’”, explica Ivana Lins.

Com uma programação diversificada, a lavagem reunirá poetas, escritores, artistas de vários segmentos e o público geral no bairro dos Barris, onde religiosas do Ilê Axé Jitolú realizarão o já tradicional ritual de lavagem das escadarias do prédio com vassouras, flores e água de cheiro, seguido de apresentações culturais no espaço do Quadrilátero da Biblioteca. Após a lavagem da escadaria, será dado início às atrações musicais da festa, que este ano terá a participação das Garotas de Liverpool, banda cover dos Beatles, dos cantores Rogério Gomes, Marcos Weber, e da cantora Savannah Lima, com encerramento da Banda Aiyê (Ilê Aiyê).

De acordo com a diretora da Biblioteca, Ivana Lins, a ação visa aproximar a unidade da população. “É uma festa na qual a Biblioteca se apropria de uma manifestação popular tradicional da Bahia, que é a lavagem de escadaria, para celebrar o Dia Nacional da Cultura e o dia em que o prédio da Biblioteca Pública foi entregue à população, há 45 anos. Temos muito orgulho de há oito anos nos apropriarmos dessa data, e de realizarmos essa celebração ao Dia da Cultura. É uma festa de rua que torna a Biblioteca uma biblioteca do povo”, afirma a diretora. Confira a programação completa:

15h – Lavagem das escadarias da Biblioteca, com religiosas do Ilê Axé Jitolú;

15h30 – Hino do Senhor do Bonfim, com sargento da Polícia Militar, José Carlos Lima (tenor), acompanhado de sub tenente Josué de Freitas;

16h – Atrações: Rogério Gomes, Marcos Weber, Garotas de Liverpool e Savannah Lima;

20h – Encerramento com Ilê Aiyê

 

Sistema – As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, sendo uma delas, a de Extensão, com duas bibliotecas móveis, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé), além de uma Casa de Cultura, no município de Lençóis. O Sistema também fornece consultoria técnica para mais de 400 bibliotecas públicas municipais, comunitárias e espaços de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

Compartilhar:
  • Print
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • email
  • FriendFeed
  • LinkedIn
  • Live
  • MySpace
  • Netvibes
  • PDF
  • Twitter

Notícias Recentes

  • Nenhuma notícia até o momento

+ todas as notícias

 
 

 
 
 
Unidades
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro
CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia.
(71) 3103-3400

Secretaria de Cultura - Governo da Bahia