Você está aqui: Bahia Music Export

Bahia Music Export

O Bahia Music Export (BME) é um programa desenvolvido pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado (Secult/BA), que apoia a promoção internacional da música da Bahia, tomando como base a riqueza do patrimônio simbólico Cultural do Estado. Além da internacionalização da produção artístico-cultural, o programa prevê a inserção efetiva da mesma na economia do Brasil e do mundo.

Com o objetivo de criar condições para que a música da Bahia, nas suas diversas formas de expressão, possa se inserir no mercado internacional com um produto de alta qualidade, o programa oferece ações de promoção comercial e de fortalecimento da cadeia produtiva, através de capacitação e pesquisa, bem como ações e promoções da mobilidade internacional e intercâmbio cultural.

Em 2012, por exemplo, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), através do Bahia Music Export apresentou ao mundo novas vertentes da música baiana na 18ª edição da World Music Expo (Womex). A Womex 2012 aconteceu em Tessalônica, na Grécia, entre 17 e 21 de outubro, e reuniu profissionais e artistas de todo o mundo. Além de shows, palestras e conferências, o evento contou também com a exibição de documentários musicais e atravessou fronteiras promovendo a cultura dos mais diferentes lugares do globo. A participação do Estado no evento se deu através de estande organizado pela Secult/BA, em parceria com a BM&A (Brasil, Música e Arte), divulgando a música local. Na ocasião, foidistribuído o CD Bahia Music Export Volume 3, coletânea de 17 faixas, com curadoria da jornalista, crítica de música, representante da BM&A no Reino Unido, Jody Gillett.

Já o projeto Encounters - que reuniu compradores de música e jornalistas de várias partes do mundo a artistas, produtores e empresários locais a fim de promover a música brasileira no exterior - aconteceu na cidade de Salvador entre os dias 5 e 7 de julho deste ano. Foram 97 inscritos para participar do projeto, entre os quais 16 eram empresas, 17 eram artistas independentes e 64 eram produtores culturais. Destes, 17 foram escolhidos pelos compradores internacionais para participarem da rodada de negócios.


Apoio Financeiro / Financial Support

  • Concessão de passagens internacionais para circulação, participação em feiras e festivais via Edital de Apoio à Mobilidade do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.

  • Travel Grants for international mobility, participation in fairs and festivals awarded on the basis of a Call for Proposals from the Bahia State Cultural Fund.


  • Promoção / International Promotion

  • Elaboração de coletâneas para promover artistas baianos
  • Production of CD Samplers to promote the Bahian artists

  • Acolhimento de jornalistas, empresários e diretores artísticos de festivais e instituições culturais para conhecer in locu a produção musical da Bahia
  • Host of music journalists, music programmers, promoters and publishers to meet in locus the musical production of Bahia
  • Galeria de músicas

    Coletâneas

    Coletânea 2010 Coletânea 2011Coletânea 2012Coletânea 2013Coletânea 2014Coletânea 2014Coletânea 2014

    Contatos

    FUNCEB - Fundação Cultural Estado da Bahia

    EndereçoR. Guedes de Brito, 14 - Pelourinho
    CidadeSalvador - Ba
    Telefone:+55 71 3324-8500
    E-mails:
    Alessandra Pamponet: musica.funceb@funceb.ba.gov.br
    Alexandro Santos: alexandro.santos1@funceb.ba.gov.br
    Cristiane Delecrode: cristiane.delecrode@funceb.ba.gov.br
    Wendel Medina: wendel.medina@funceb.ba.gov.br