RSS
 

Pelourinho Cultural

Publicação: 14/09/10 | 18H09 - Última Atualização: 22/08/13 | 14H08

A vida cultural do Pelourinho não para e diariamente traz atrações das mais diversas naturezas e expressões. Por ano, um público de cerca de 530 mil pessoas vem aos largos, ladeiras, praças e ruas do Centro Histórico para aproveitar a programação artística promovida através do programa Pelourinho Cultural, do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Apresentações musicais, oficinas, teatro, literatura, circo, cultura popular, artes visuais, entre outras linguagens e manifestações artísticas, atraem baianos e turistas para o Centro Histórico. Nos palcos se apresentam artistas baianos, da comunidade, do interior do estado, de outras capitais brasileiras e internacionais. O objetivo é ter na programação atrativos para todos os tipos de públicos – crianças, jovens, adultos, famílias -, beneficiando a comunidade baiana com agenda cultural de qualidade e promovendo de forma democrática a diversidade da cultura brasileira.

Na perspectiva de democratização do acesso e produção da cultura, o Pelourinho Cultural oferece uma programação gratuita  com as condições de infraestrutura necessárias para abrigar projetos artísticos que contemplam a comunidade local, a classe artística, atraindo mais turistas, visitantes da área e a população da cidade. Através do credenciamento para contratação de serviços artísticos, edital aberto pela Secult a partir de 2012 e ainda em vigência, artistas, grupos culturais e bandas têm sua parceria fortalecida com o estado. Os credenciados são contratados para apresentações artísticas nos espaços do Pelourinho e âmbito da SecultBA durante o período de 02 anos.

Além da programação artística realizada pelo CCPI através do Pelourinho Cultural, valoriza-se parcerias com a sociedade civil. Os espaços são abertos para pedidos de cessão de pauta, oferecendo-se não somente o ambiente físico, mas todas as condições de sonorização, iluminação e infraestrutura.

O Pelourinho Cultural procura fortalecer sua relação com a sociedade civil através de projetos sociais que envolvem a comunidade do Centro Histórico, bairros e instituições beneficentes de Salvador. O Arte e Alegria no Ar, projeto comemorativo que acontece durante o aniversário de Salvador desde 2012, leva oficinas de pipas para alunos de escolas públicas e entidades sociais que atendem desde crianças a idosos. O Seja Você um Sambista Solidário, iniciativa da Associação Beneficente Cultural e Recreativa Liberta Samba, que anteriormente acontecia em outros bairros de Salvador e agora é realizado mensalmente no Pelourinho, recebe doações de leite em pó e/ou pacotes de fralda geriátrica, que depois são distribuídos entre 20 instituições de caridade em Salvador, tais como Obras Sociais Irmã Dulce, Hospital Martagão Gesteira, GACC, NACCI, asilos, entre outros. Voltando-se para a comunidade do Pelourinho, o projeto Esperando o Caboclo, que celebra o 2 de Julho no Pelourinho em uma grande recepção ao cortejo cívico, une grupos e escolas de percussão formadas por adolescentes e jovens da comunidade do Centro Histórico, que tem a oportunidade de mostrar seu trabalho e dialogar com músicos experientes no Largo do Pelourinho. E o Pelourinho Cultural está sempre aberto para apoiar as ações das escolas e instituições da comunidade, ensinando crianças e jovens a valorizarem os espaços do Centro Histórico.

O Pelourinho Cultural ainda realiza os grandes eventos que agitam o Centro Histórico todos os anos. O calendário das festas populares é aberto pelo Dia do Samba, que dá o pontapé do Verão, a Festa de Santa Bárbara, que se divide entre a celebração religiosa e a parte lúdica, o Natal da Diversidade, o Carnaval do Pelourinho, que atrai mais de 500 mil foliões para o Pelô. Durante o ano, ainda se destacam a Semana da África, o Tríduo de Santo Antônio, o Julho do Rock, a Semana da Cultura Popular, entre outras festividades que marcam datas comemorativas do calendário popular.

Ainda se destacam o Espicha Verão, que veio pela primeira vez para o Pelourinho em 2013, e o São João do Pelourinho, ambos realizados em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR) e Bahiatursa.

Coordenado pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), que tem como diretora Arany Santana, atualmente o programa Pelourinho Cultural tem à frente a produtora Thelma Chase.

Contato: (71) 3103-3353

www.pelourinho.ba.gov.br

Compartilhar:
  • Print
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • email
  • FriendFeed
  • LinkedIn
  • Live
  • MySpace
  • Netvibes
  • PDF
  • Twitter

Notícias Recentes

  • Nenhuma notícia até o momento

+ todas as notícias

 
 

 
 
 
Unidades
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro
CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia.
(71) 3103-3400

Secretaria de Cultura - Governo da Bahia