• alt text
  • alt text
  • alt text

Evento Celebração das Culturas dos Sertões

Data 03 a 11 de maio, 2013

Local Salvador e Juazeiro

você está aqui » Home » Aula-espetáculo

Aula-espetáculo com Antonio Nóbrega

Celebração das Culturas dos Sertões traz Antonio Nóbrega para aula-espetáculo

O artista e músico Antonio Nóbrega ministrará a aula-espetáculo “Matria: uma outra linha de tempo cultural”, no dia 10 de maio, às 18h, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, durante a realização da II Celebração das Culturas dos Sertões. As peças que serão apresentadas pelo pernambucano vão desde obras da tradição oral a obras autorais, como sambas de Nelson Cavaquinho e Candeias, canções de Caymmi e do próprio Antonio Nóbrega, além de coreografias sobre a música de Bach.

A aula-espetáculo que será apresentada procura harmonizar o discurso com a performance, o conceito com a emoção. São canções, danças e peças instrumentais que fazem um jogo de polaridades a duas vertentes civilizatórias: uma de contextualização prevalentemente masculina (o discurso, o conceito), representada pela tradição ocidental de base europeia e de ascendência greco-latina e judaico-cristã, e outra de prevalência feminina (o sensível, o emocional) de filiação extra-europeia e de maior presença no hemisfério sul. "Não se trata de sobrepor o princípio feminino ao masculino, mas de buscar o equilíbrio entre ambos, incorporando à nossa sociedade contemporânea o melhor das duas tradições em vista de um futuro esperançoso para a humanidade e para o planeta Terra", afirma o artista.

Sobre Antônio Nóbrega

Violinista desde criança, Nóbrega participou no final dos anos 60 da Orquestra de Câmara da Paraíba e a partir dos anos 70 percorreu quase todo o Brasil estudando as manifestações populares, aprendendo cantos, toques instrumentais, danças, modos de representar dos brincantes, folgazões e demais artes populares. A partir deste envolvimento, Nóbrega começou a desenvolver um estilo próprio de concepção em artes cênicas, dança e música apresentando então diversos espetáculos que são extremamente concorridos pelo público até hoje. Convidado por Ariano Suassuna, o artista também passou a integrar como instrumentista e compositor o Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de uma música de câmara brasileira de raízes populares.

Serviço:
O que: Aula-espetáculo de Antônio Nóbrega “Matria: uma outra linha de tempo cultural”
Quando: 10 de maio de 2013, as 18h
Onde: Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro

Veja também:
Outras notícias