você está aqui » Home » Programação de quinta

Programação de Quinta (09/05) - Juazeiro
Alt text
Conferência de Abertura do Encontro de Estudos com Antônio Torres

Autor de obras premiadas como Essa Terra (1976), Pelo Fundo da Agulha (2006) e Carta ao Bispo (1979), que se passa em Juazeiro, Antônio Torres é referência internacional. Seus romances transpõem as fronteiras da ficção para apresentar a realidade dos sertanejos

  • Local: Centro de Cultura João Gilberto, Juazeiro, Sala Principal - 10h
  • Data: 09 de maio
  • Entrada Franca
II Encontro de Estudos das Culturas dos Sertões

O evento vai reunir pesquisadores, estudantes e interessados em discutir a realidade cultural dos sertões em sua dimensão plural. A iniciativa tem trabalhos inscritos em áreas como registro de manifestações culturais da região, economia da cultura, políticas culturais, etc. A ideia é promover o diálogo entre os investigadores do tema, dar visibilidade a estas análises, e principalmente buscar caminhos para os desafios da promoção cultural no sertão baiano. Coordenação: Alberto Freire e Gislene Moreira

  • Local: Centro de Cultura João Gilberto, Juazeiro, Salas 2 e 3 - 14h
  • Data: 09 de maio
Cortejo das Culturas dos Sertões

Um cortejo artístico com 37 grupos artísticos representativos da cultura popular do estado, da cidade e de municípios vizinhos, baianos e pernambucanos, agitarão as ruas de Juazeiro, em homenagem a cultura sertaneja durante a II Celebração das Culturas dos Sertões. Mais de mil pessoas são aguardadas no desfile, que acontece no dia 09.05 (quinta), a partir das 17h saindo do centro da cidade em direção ao Centro de Cultura João Gilberto.

O trajeto será iniciado na Praça da Bandeira/Catedral com apresentação do grupo musical Rixô Elétrico, que convidará a população para acompanhar o cortejo ao som da guitarra baiana, em seu mini-trio, segue pela orla e vai até o Centro de Cultura João Gilberto, local onde está sediada a Celebração. Na ocasião, o Rixô trará para ao centro da festa o acordeon, instrumento musical característico da cultura sertaneja. “A marcação ritma será o foco da apresentação. A guitarra baiana nos permite reviver os primeiros carnavais e o acordeon remonta ao universo musical do forró, do xaxado, do baião, de Luiz Gonzaga. O encontro destas manifestações será o verdadeiro espetáculo”, afirma Fred Menendez, músico do Rixô Elétrico.

Durante o desfile, os diversos grupos de quadrilha, afoxé, vaqueiros, teatro, fanfarras, palhaços, mascarados, congadas, reisado, bumba meu boi, entre outros, se apresentarão individualmente, dando ao público a oportunidade de conhecer um pouco das manifestações artístico-culturais que integram o vasto universo das culturas sertanejas. Ao chegarem ao Centro de Cultura João Gilberto, os grupos que participaram do cortejo serão recepcionados pelos cantadores locais Neto e Mundinho. “O show tem as nossas vozes, o som do violão e da percussão. Tocamos todos os estilos musicais. Juazeiro tem uma cultura diversa e cabe um pouco de tudo. Faremos o que o público pedir”, declara Neto.

Veja roteiro completo do Cortejo das Culturas dos Sertões:
Concentração na Praça da Bandeira (Pça da Catedral) passando pela Av. Adolfo Viana/ Av. Coronel João Evangelista (Rua da 28)/ Rua Goes Calmon (Rua da Apolo)/ Rua Conselheiro Saraiva/ Praça Barão do Rio Branco / Av. José Petitinga / Centro de Cultura João Gilberto.

Mostra das Culturas dos Sertões – Inauguração da Feira de Artesanatos

Durante a Celebração das Culturas dos Sertões, o artesanato terá espaço garantido através da realização de uma feira de arte popular e artesanato, com peças diversas ligadas ao universo sertanejo.

  • Local: Centro de Cultura João Gilberto, Juazeiro, Concha Acústica - 19h
  • Data: 09 de maio
  • Entrada Franca
Caravana “As Culturas do Rio São Francisco”

O rio São Francisco, por toda a sua extensão, possui uma imensa gama de artistas que dedicam parte significativa de sua arte a cantar e homenagear o grande rio da integração nacional. Neste Espetáculo o artista e músico Cleber Eduão irá arregimentar alguns dos mais expressivos representantes desta arte-homenagem, para apresentar ao público que irá comparecer ao Centro de Cultura João Gilberto. Teremos a exibição do documentário de Leandro Caetano, “Corrente das Águas – O Vale En-Cerrado”, e os cantadores João Sereno, Paulo Gabiru, Grupo Morão di Privintina, Marcelo Nunes e Gerri Cunha, e o violeiro Clendson Barreto, além dos poetas João Filho, Jarbas Essi e Clerbet Luiz, este último interpretado pelo grupo Teatrando de Barreiras.

  • Local: Centro de Cultura João Gilberto, Juazeiro, Sala Principal - 20h às 18h
  • Data: 09 de maio
  • Entrada: A partir de 06/05, a troca de 2 kg de alimentos não perecíveis vale um par de ingressos (Sujeito a lotação)