• alt text

Evento Celebração das Culturas dos Sertões

Data 03 a 11 de maio, 2013

Local Salvador e Juazeiro

você está aqui » Home » Sertão da Gente

Sertão da Gente - Encerramento

“Sertão da Gente” encerra II Celebração das Culturas dos Sertões em Juazeiro

Após lotar a Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, o espetáculo “Sertão da Gente” dá o toque final a II Celebração das Culturas dos Sertões neste sábado (11.05), às 20h, em Juazeiro. Com um repertório voltado para as manifestações populares e culturais da região do semi-árido e direção musical de Targino Gondim, “Sertão da Gente” trará para a Concha Acústica do Centro de Cultura João Gilberto os cantores Xangai, Nilton Freitas, o maestro João Omar, Lucyane Alves (Clã Brasil), Quinteto Sanfônico, Zezinho Aboiador e Samba de Véio do Rodeadouro. A entrada é gratuita.

A abertura do espetáculo ficará por conta da Banda Pífanos de Bendegó, da cidade de Canudos Velho (BA) e de integrantes do Ponto de Cultura Sons de Canudos. O show se constitui também como uma homenagem ao cantor, compositor e repentista Bule- Bule, pela sua importância e contribuição para a cultura sertaneja, e ao cantor e compositor Dominguinhos, herdeiro do velho Gonzagão, considerado o sanfoneiro mais importante do país.

Sanfoneiro premiado com o Grammy Latino, Targino Gondim irá apresentar o Quinteto Sanfônico do São Francisco e um repertório voltado para as manifestações que acontecem na região do semiárido. Vamos expressar o aboio dos vaqueiros, a seca, o São Francisco, todo o universo dos sertões através da música", conta Targino. Além da musicalidade dos sertões, o espetáculo, que conta ainda com a direção artística do diretor, pianista e ator Fernando Marinho, apresentará a diversidade das expressões culturais do sertão através da composição de cenários e figurinos.

Sobre Targino Gondim

Targino Gondim nasceu na cidade pernambucana de Salgueiro, mas aos dois anos de idade, para fugir da seca, se mudou com sua família para Juazeiro, na Bahia. Foi então que, aos 12 anos, começou a tocar sanfona, levando a alegria do forró para as festas do bairro Santo Antônio e do resto da cidade. Nascia assim o sanfoneiro, cantor e compositor Targino Gondim. Targino foi aos poucos ganhando reconhecimento no cenário musical do Nordeste. Mas foi em 1999, com o lançamento de Esperando da Janela, álbum homônimo à música que virou sucesso na voz de Gil, que ganhou ainda mais notoriedade. Targino foi lançado no mercado nacional através do CD Dance Forró Mais Eu, em 2001. Neste mesmo ano, ganha o Grammy Latino de Melhor Música Brasileira com “Esperando Na Janela” e ainda o Troféu CAYMMI. Em 2002, ainda com o apoio de Gilberto Gil, lançou um novo álbum Toca Pra Nós Dois.

A experiência de Targino por trás da cena aconteceu a partir de 2009, quando ele idealizou o “Festival Internacional da Sanfona”, junto com o parceiro Celso Carvalho. O evento teve como objetivo possibilitar o encontro e o intercâmbio entre acordeonistas do país e do exterior. A terceira edição aconteceu em 2012, nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) no mês de novembro, em homenagem a Luiz Gonzaga.

Serviço:
O que: Espetáculo musical “Sertão da Gente” – II Celebração das Culturas dos Sertões
Quando: 11 de maio, 20h
Onde: Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro) Entrada franca – sujeito a lotação

Veja também:
Outras notícias